Ontem eu estava ouvindo alguns programas cristãos na rádio local aqui na minha cidade, e me chamou a atenção que mesmo os irmãos de mais idade que apresentam esses programas já usam o termo louvor, ao invés de hinos, ao se referir às músicas que serão tocadas em sua programação musical. Me chamou atenção, pois quando eu me converti há 15 anos atrás, só ouvíamos falar em hinos em nossas igrejas e a palavra louvor soava quase como uma heresia, principalmente entre os mais antigos na fé.
Ai você me pergunta, e daí? Qual a diferença? Pois bem, é isso que eu quero compartilhar com vocês.
Bom, de acordo com o dicionário online, Louvor é o "Ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio, apologia", enquanto Hino significa "Entre os antigos, poema em honra dos deuses e dos heróis.Cântico, poema de invocação ou adoração que se canta nas igrejas.
Composição musical acompanhada de versos em louvor de algum herói, rei, partido, acontecimento ou nação: hino da Independência. Fig. Coro, canto; louvor. Os hinos são conhecidos desde os primórdios da história e constituem uma das mais antigas formas assumidas pela poesia".
A mim parece que Hino fica uma forma mais formal de dizer que estamos enaltecendo a Deus, enquanto o louvor se tornou um termo mais adequado aos nossos dias, ainda mais em tempos em que nem o Hino Nacional nossas crianças aprendem mais, então essa palavra Hino, não está mais tão presente na cultura das pessoas, principalmente dos mais novos.
Biblicamente, não vejo também nenhum erro ao usar uma ou outra palavra, pois tanto um quanto o outro, hino ou louvor, aparecem na Bíblia.
O livro de salmos, escrito em forma de poesias e canções, traz muitas vezes a palavra Louvor (Sl 66.2, Sl 102.21, Sl 119.171, etc), enquanto a palavra Hino no livro de Salmos eu só encontrei uma menção, no Salmo 40.3.
Mas bem, escrevo isso somente para esclarecer que não importa se você usa o termo Hino ou Louvor ao mencionar uma canção para Deus.
O que realmente importa é como esse louvor ou esse hino sai do seu coração.
O que importa realmente é que a adoração seja verdadeira e que o único propósito seja enaltecer, engrandecer, adorar e exaltar o nosso Deus.
Abraços e fiquem com Deus, na Paz do Senhor Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário