Pesquisar este blog

05 maio 2008

IURD oferece óleo santo contra a dengue

Olá blogueiros de plantão, que a Paz do Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.
Bom, devido a problemas de saúde, como todos sabem, estive longe do blog por alguns dias, longos dias aliás, mas agora que já está tudo normalizado, estamos de novo aqui para trazer a vocês as novidades do que tem acontecido pelo cenário Gospel em nosso país, e vou começar com uma reportagem muito interessante que recebi via e-mail do meu amigo Leandro Motta Queiróz.
Um forte abraço a todos e fiquem com a Paz do Senhor!!!
.
IURD oferece Óleo Santo contra a Dengue
.
1. O jornal O ESTADO DE SÃO PAULO de 16 de abril de 2008 p. A-20 traz uma notícia curiosa: A Igreja Universal do Reino de Deus distribuiu panfletos propondo proteção divina contra dengue no Rio. Nos convites para os cultos dominicais na Catedral Mundial da Fé, mencionava-se a distribuição de um cálice com o óleo santo para que todos sejam livres desta epidemia. Também foram entregues capas para caixas d’água.
Pr. Natanael o que diz o irmão sobre essa prática adotada pela Universal no Rio de Janeiro oferecendo óleo santo para que as pessoas fiquem fora dessa epidemia? Não tem o menor apoio bíblico. Podemos examinar toda a Bíblia e não encontraremos qualquer passagem que alguém tomasse tal providência na Bíblia. Numa reportagem apresentada na Internet sobre o assunto, alguns pastores já se pronunciaram contra tal medida afirmando que orientam seus fiéis a combater o mosquito transmissor da dengue com ações de eliminação dos criadouros.
.
- Não receitamos nem aceitamos qualquer tipo de magia. Essa prática é uma exploração da crendice popular - disse o pastor José Carlos Torres, diretor-geral da Convenção Batista Carioca, que representa 600 igrejas e congregações no Rio.
.
2. Lemos que houve manifestação de que tal medida pode ser considerada prática ligada à magia ou a exploração da crendice popular. O que realmente significam essas práticas?
.
Quando uma igreja como a Universal procura anunciar que o “óleo ungido” pode proteger contra o mosquito da dengue, o que dizer de entidades que não se utilizam a Bíblia? Pior ainda e vemos, como nunca, que a fé dos brasileiros tem se tornado supersticiosa ainda depois de se tornarem crentes em Jesus. O pior é que a maioria das pessoas não se dá conta disto. Nos escandalizamos quando dizemos que existem crentes maçons, ou quando dizemos que existem crentes esotéricos, crentes espíritas, crentes umbandistas e como não admitir também que temos crentes supersticiosos?
.
3. Como reconhecer uma fé supersticiosa?
.
A fé supersticiosa é aquela que se baseia na fé popular e não inteiramente na Palavra. Baseia-se mais na experiência do que nas Escrituras para firmar-se. Não declara: creio, apoiei minha fé no que li na Bíblia, mas porque experimentei. Vale mais a experiência supersticiosa do que o que está na Bíblia e o problema é maior quando se dá quando aquilo que experimentamos não se ajusta com a Palavra de Deus “E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro”.(1 Co 4.6). Se a Bíblia é “uma lâmpada para os nossos pés e uma luz para o nosso caminho” (Sl 119.105) como é que alguém se vale de uma experiência supersticiosa que não tem apoio na Bíblia? Por que anda com uma Bíblia debaixo do braço?
.
4. Pode mencionar algumas práticas supersticiosas como essa de usar ‘óleo santo’?
.
São estas algumas práticas supersticiosas deixando claro que Deus aborrece porque a superstição é uma troca da fé em Deus para objetos quando a Bíblia recomenda que tenhamos fé em Deus. Diz então a Bíblia “Aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que é galardoador das pessoas que o buscam”. Hb 11.6):
.
1 – Buscar justificar suas experiências pela palavra de Deus e não o inverso
.
2 – Sincretismo entre a fé cristã e a crendice popular
.
3 – Crêem no poder da palavra falada
.
4 – Forte ênfase nos demônios
.
5 – Forte ênfase na batalha espiritual admitindo que o Diabo possui poder igual ao poder de Deus
.
6 – Culto á personalidade de determinada pessoa que se apregoa como “O maior pregador de cura divina dos dias atuais e outros títulos que destacam mais a pessoa do que o Senhor Jesus Cristo.
.
7 – Forte ênfase nas revelações de algum líder com o título de apóstolo, evangelista etc. (sua palavra é lei). Tudo isso faz da fé brasileira dos dias atuais, uma fé essencialmente esotérica e supersticiosa.
.

Nenhum comentário: